Imagem capa - Esperando pela foto. por Pra Brincar Fotografia
Pra Brincar Fotografia

Esperando pela foto.

A Pra Brincar Fotografia é formada por 2 fotógrafos de casamento, um que vós escreve e o outro que não tem muita disposição para tal :)
E foi nos casamentos que aprendemos que as coisas acontecem, sempre acontecem, e se você não captou bons momentos pode ter certeza que na maioria das vezes a culpa é sua.

Impaciência, preguiça, mau posicionamento, comodismo e outros adjetivos que todos nós já praticamos em algum momento.

No aniversário infantil as coisas acontecem com mais frequência e naturalidade. Crianças são espontâneas e só deixam de ser quando se sentem desconfiadas. Eu sou um fotógrafo que não me conecto facilmente com elas, e nem com os pais, eu sou mais introspectivo, gosto de estudar o ambiente, ficar de olho nas crianças com mais energia e quem são os amigos que com ela irão arquitetar planos mirabolantes. Já o Carlos tem essa facilidade de se comunicar melhor e fazer o social.


Esse post é para falar que, tirando exceções, os momentos acontecem e é só ficar de olho.
Alguns quesitos que acredito ser necessário para não perder bons momentos:


1. Bons equipamentos. Um flash que carrega  rápido, uma câmera rápida e uma boa lente fixa.

2. Estar perto. Trabalhamos apenas com lentes fixas e isso da uma canseira tremenda, mas é perto das pessoas que as coisas acontecem. Imagine um grande show, é perto do palco que as coisas acontecem.

3. Paciência.

4. Mudar de lugar várias vezes, sempre procurando um melhor posicionamento.

5. Paciência.

6. Olhar crítico. 

7. Antecipação.


Nessa sequência fiz a foto que queria. Mas eu poderia ter perdido um momento de grande conexão entre 2 crianças se não estivesse atento e disposto, talvez um outro ângulo pegando-as de frente também poderia ficar bom.

Eu tinha acabado de descer da recepção para a parte de brinquedos atrás dessas 2 meninas, elas estavam animadíssimas com algo, falando alto e gesticulando. Fiquei de olho nelas, perto e com a câmera em punho perto do rosto, na primeira reação mais animada posicionei e fiz diversos disparos, até pegar um momento bem bacana.

Preste atenção que após fazer o disparo  um garoto passa tampando a minha visão delas.  É certeza que se eu não estivesse perto e atento e fosse apenas focar no momento exato eu perderia essa foto. Tudo se passa muito rápido.







Então se você pretende fotografar pessoas, tenha em mente que 90% da sua fotografia é transpiração.


Espero que essas informações ajudem de alguma forma e que possa lhe tirar da zona de conforto caso você esteja nela.

Grande abraço.

Wagner Melo